sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CURSO- COMEMORAÇÃO DOS MORTOS (DIA DOS MORTOS )


Comemoração dos mortos (Dia dos Mortos) – L.E. (Questões 320 a 325)


320) Os Espíritos são sensíveis à saudade dos que os amavam na Terra
Muito mais do que podeis julgar. Essa lembrança aumenta-lhes a felicidade, se são felizes, e se são infelizes, serve-lhes de alívio.
321) O dia de comemoração dos mortos tem alguma coisa de mais solene para os Espíritos? Preparam-se eles para visitar os que vão orar sobre os túmulos?
Os Espíritos atendem ao chamado do pensamento, nesse dia como nos outros.
321.a) Esse é para eles um dia de reunião junto às sepulturas?
Reúnem-se em maior número nesse dia, porque maior é o número de pessoas que os chamam. Mas cada um só comparece em atenção aos seus amigos, e não pela multidão dos indiferentes.
321.b) Sob que forma comparecem, e como seriam vistos, se pudessem tornar-se visíveis?
Aquela pela qual eram conhecidos em vida.
322) Os Espíritos esquecidos, cujas tumbas não são visitadas por ninguém, comparecem apesar disso e sentem algum desgosto por não verem nenhum amigo lembrar-se deles?
Que lhes importa a Terra? Somente pelo coração se prendem a ela. Se não mais o amam, nada mais há que faça o Espírito voltar a Terra. Ele tem todo o Universo pela frente.
323) A visita ao túmulo proporciona mais satisfação ao Espírito do que uma prece feita em sua intenção?
A visita ao túmulo é uma maneira de se manifestar que se pensa no Espírito ausente: é a exteriorização desse fato. Eu já vos disse que é a prece que santifica o ato de lembrar; pouco importa o lugar, se a lembrança é ditada pelo coração.
324) Os Espíritos das pessoas homenageadas com estátuas ou monumentos assistem às inaugurações e as vêem com prazer?
Muitos as assistem, quando podem, mas são menos sensíveis às honras que lhes tributam do que às lembranças.
325) De onde pode vir, para certas pessoas, o desejo de serem enterradas antes num lugar do que noutro? Voltam a ele com mais satisfação, após a morte? E essa importância dada a uma coisa material é sinal de inferioridade do Espírito?
Afeição do Espírito por certos lugares: inferioridade moral. O que represente um pedaço de terra mais do que outro, para o Espírito elevado? Não sabe ele que a sua alma se reunirá aos que ama, mesmo que os seus ossos estejam separados?
325.a) A reunião dos despojos mortais de todos os membros de uma família deve ser considerada como futilidade?
Não. É um costume piedoso e um testemunho de simpatia pelos entes amados. Se essa reunião pouco represente para os Espíritos, é útil para os homens: suas recordações se concentram melhor.

A – Deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos – E.S.E (Capítulo XXIII)

E a outro disse Jesus: Segue-me. E ele lhe respondeu: Senhor, permite-me que vá eu primeiro enterrar meu pai. E Jesus lhe respondeu: Deixa que os mortos enterrem os seus mortos, e tu vai, e anuncia o Reino de Deus. (Lucas, IX: 59-60).
1) O que podem significar estas palavras: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos”?
As considerações precedentes já nos mostraram, antes de mais nada, que, na circunstância em que foram pronunciadas, não podiam exprimir uma censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar o pai. Mas elas encerram um sentido mais profundo, que só um conhecimento mais completo da vida espiritual pode fazer compreender.
A Vida espiritual é, realmente, a verdadeira vida, a vida normal do Espírito. Sua existência terrena é transitória e passageira, uma espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da vida espiritual. O corpo é uma vestimenta grosseira, que envolve temporariamente o Espírito, verdadeira cadeia que o prende à gleba terrena, e da qual ele se sente feliz em libertar-se. O respeito que temos pelos mortos não se refere à matéria, mas, através da lembrança, ao Espírito ausente. É semelhante ao que temos pelos objetos que lhe pertenceram, que ele tocou em vida, e que guardamos como relíquias. Era isso que aquele homem não podia compreender por si mesmo. Jesus lhe ensinou, dizendo: Não vos inquieteis com o corpo, mas pensai antes no Espírito; ide pregar o Reino de Deus: ide dizer aos homens que a sua pátria não se encontra na Terra, mas no Céu, porque somente lá é que se vive a verdadeira vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário